Talento – Como transformar em profissão?

Ter talento é mais do que possuir uma habilidade. Talento é um dom que nasce com a pessoa, traz prazer e tranquilidade na realização das tarefas e rotinas e como consequência, ótimos resultados. Mas como transformar nossos talentos em profissão?

1º – Descubra qual é o seu talento: na minha carreira como professora de cursinho pré-vestibular conheci muitos jovens e também adultos que estavam em dúvidas quanto a escolha de uma profissão para realizar a prova de vestibular. No passar dos anos letivos e com as convivências, bem como as leituras das escritas, eu percebia alguns talentos nos alunos que nem eles mesmos sabiam que tinham.

Quando comentava sobre a redação, dependendo do assunto, sentia a emoção quando eles falavam e argumentavam sobre o que tinham escrito. Aconteceram várias vezes de eles entrarem no curso com uma profissão previamente escolhida e prestarem o vestibular para outra bem diferente.
Mas como identificarmos qual é o nosso talento? As respostas são simples e podem guiar para o conhecimento de si mesmo: Qual é a coisa que você faz que os outros te elogiem? Qual a atividade em que você sente prazer em realizar?

Responder a essas perguntas já vai desmistificando qual o teu talento e como ele pode ser usado profissionalmente te trazendo, além de uma vida saudável, uma vida rentável.
Uma questão pertinente em transformar o que se gosta de fazer em profissão é ter a consciência de que o que você faz e ama e que gostaria de ser muito bem remunerado, mas se não fosse você faria até de graça, pois você ama fazer é o indicativo da descoberta.

No âmbito do trabalho profissional o talento é algo cada vez mais desejado por parte das empresas e organizações, pois uma das características  de pessoas talentosas é  que não acreditam que alcançar as metas encerra seu trabalho, pois são movidas por desafios apontando para o seu objetivo e para a criações de valor. A importância da aprendizagem e de adaptação fazem parte de um das  habilidades cada vez mais requisitadas no mundo atual.

Outra maneira de associar seu talento, ou sua paixão é pensar que não adianta você ter um talento muito especial e você utilizar só para você. As pessoas precisam ter acesso a esse talento também. Você pode ter talento para medicina, para artes, para escrita, ou seja, qualquer que seja sua habilidade ela deverá ser compartilhada e consequentemente você estará fazendo o que gosta e sendo pago por isso, pois com certeza muitas pessoas precisam do seu talento.

Fabiani Fortes

 

Abrir chat
Olá, podemos ajudar?
Olá, podemos te ajudar?