10 vinhos brancos, rosés e espumantes para o verão
Vinhos mais leves combinam com temperaturas altas e comidas da época As altas temperaturas do verão são um…
Ver mais +
A culinária da Patagônia, região que une o sul do Chile e a Argentina, é internacionalmente conhecida por sua tradição em carnes de qualidade. Os rebanhos de ovinos são criados pelos produtores locais nos extensos campos patagônicos chilenos e alimentados exclusivamente com pasto, sem confinamento, tornando a produção mais sustentável. A operação anual acontece somente entre janeiro e maio, quando as condições climáticas são mais propícias, uma vez que o inverno na região é bastante rigoroso. Como resultado, a carne tem uma gordura saudável, mais qualidade e sabor.
Um corte que se destaca é a paleta de cordeiro, que corresponde à carne da parte dianteira, mais especificamente do ombro, rico em sabor e de textura macia. Frequentemente, é associado a métodos de preparo tradicionais, como o assado no fogo de chão, onde a carne é cozida lentamente em brasas ou próximo ao fogo aberto. Esse processo destaca o sabor natural e preserva a suculência, resultando em uma carne extremamente macia, com textura desfiada e um aroma defumado característico.
Em Porto Alegre, é possível apreciar essa iguaria em uma das mais renomadas casas de carnes do país: o Pobre Juan. Famoso por suas parrilla e cortes especialmente selecionados, o restaurante possui um modo de preparo da Paleta de Cordeiro que alia sua expertise à tradição dos povos patagônicos, em um processo minucioso que une marinada, forno e parrilla.
Para garantir a máxima suculência e sabor, o processo se inicia com uma marinada de quatro horas em uma combinação de especiarias, legumes frescos e vinho. Entre os ingredientes que conferem à carne um aroma e sabor inconfundíveis estão cebola, alho, tomilho, cenoura, salsão, cebolinha, alho-poró, pimenta-do-reino, alecrim e vinho tinto.
Após essa etapa, a paleta segue para uma lenta assadura em forno por outras três horas e meia, etapa essencial para garantir sua maciez. A finalização ocorre na parrilla, durante 25 minutos, momento em que o calor direto da brasa sela a carne, preservando seu suco e destacando a assinatura do Pobre Juan, um sabor defumado e sofisticado único, que encanta os apreciadores de carnes.
O prato, pensado para ser compartilhado entre duas pessoas, é acompanhado de duas opções à escolha do cliente. Entre as opções, estão o Arroz Biro-Biro, a Farofa Pobre Juan, a Cebola Assada, os Legumes Grelhados, as Papas Soufflé ou o Roasted Couve-Flor.
A harmonização é um ponto de destaque. “A Paleta de Cordeiro é elevada a outro nível quando acompanhada por vinhos tintos de grande personalidade. A elegância de um Pinot Noir ou a intensidade de um Malbec argentino potencializam o sabor do prato e tornam a experiência ainda mais marcante”, afirma Enrique Ribeiro, gestor da unidade gaúcha do restaurante.
Disponível apenas durante o mês de janeiro, a Paleta de Cordeiro é uma oportunidade única de degustar um prato que celebra a tradição, o cuidado e a excelência em cada detalhe. “Esse é um corte muito especial. Tanto por sua origem quanto pelo seu sabor. A paleta de cordeiro patagônico não é um corte normalmente achado em casas de carne, o que reafirma o empenho da marca Pobre Juan em proporcionar aos clientes o que temos de melhor, selecionando cortes de diferentes partes do mundo aqui para o Rio Grande do Sul”, enfatiza Enrique. O prato custa R$395.
Sobre o Pobre Juan
Inspirado nas típicas casas argentinas, o restaurante Pobre Juan é uma das mais renomadas casas de carnes no País e ficou famoso por sua parrilla, cortes de carnes nobres especialmente selecionados, excelência na carta de vinhos e drinks autorais.
A marca foi criada em 2004, com a casa do bairro da Vila Olímpia, em São Paulo, a partir do desejo de um grupo de amigos em saborear boas carnes assadas na grelha, em um ambiente agradável e confortável. Atualmente, o grupo possui 16 unidades no Brasil, nas cidades de Porto Alegre, Brasília, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Recife, Belo Horizonte, Manaus e Belém.
Em Porto Alegre, conta com uma equipe com cerca de 30 pessoas que trabalham com excelência para entregar experiências únicas aos seus clientes. Com uma decoração elegante e ambiente intimista, o destaque da casa fica por conta da parrilla, estrategicamente posicionada para ser vista de qualquer canto do salão, que fica no BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300).Créditos: Lucio Cunha