Alerta sobre os erros mais comuns na saúde bucal do bebê
Por Caroline Franca Stahlhofer* É de extrema importância os responsáveis terem entendimento sobre quando e como se deve iniciar…
Ver mais +
Com curadoria de Ana Zavadil, abertura será no dia 17 de dezembro no Museu de Arte do Paço – MAPA
A percepção das obras é marcada pela lentidão do tempo e do olhar investigativo que percorre a imagem para que ousemos desvelar o segredo das pinturas a óleo de Sílvia Brum. A artista apresentará a exposição Persona, com curadoria de Ana Zavadil, na terça-feira, 17 de dezembro, das 18h30 às 21h, no Museu de Arte do Paço – MAPA (Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico). Nesta exposição, as pinturas são criadas com detalhamentos, incluindo luz, sombra e texturas – tão convincentes que parecem reais, assemelhando-se a fotografias.
Em Persona, Sílvia traz o hiper-realismo e faz questionar sobre a potência da imagem. Segundo Ana Zavadil, elas são elaboradas para representar mulheres de distintas regiões do mundo, com o intuito de enaltecê-las, dando-lhes poder e dignidade. “As personas de Sílvia Brum são ilusionistas, visto que o real se mistura ao imaginário, trazendo o espaço-tempo da obra para o espaço-tempo do observador, em que os limites entre o real e o ficcional falam de ausência e de presença na construção de sentido da obra”, explica a curadora.
A potencialidade da imagem criada resulta em uma pintura de muita qualidade visual e técnica, uma vez que um pincel muito pequeno é usado até gastar as cerdas sobre a pasta de modelar, essencial para as texturas. São camadas construídas lentamente que exibem rostos perfeitos quebrados, rachaduras que exibem lacunas e alegorias escolhidas para representar o mundo de onde saem essas mulheres-personagens. “A exposição traz pinturas que abordam aspectos emocionais e sociais do universo feminino, em que os olhos, ponto importante da pintura e onde há uma dedicação extrema de riqueza e detalhes, olha-nos de volta. Os rostos que pinto são criados por mim, mas representam a realidade de muitas mulheres”, afirma Sílvia.
Com o apoio da prefeitura de Porto Alegre, a exposição estará disponível para visitação de 18 de dezembro até 13 de fevereiro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Museu de Arte do Paço – MAPA.
Sobre Sílvia Brum
Sílvia Brum é natural de Porto Alegre, onde iniciou sua trajetória nas artes plásticas como pintora de retratos (década de 90). Após concluir sua formação em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter/ RS, cursou a oficina de pintura do Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Durante o período em que morou em Paris (2005), estudou fotografia, interessando-se especialmente pelos detalhes revelados através do zoom de sua lente. A partir destas referências, suas telas crescem em escala e passam a incorporar essas novas informações, ganhando contornos hiper-realistas.
Atualmente dedica-se à pintura autoral, tendo a figura feminina como elemento central. Embora represente a figura humana de forma realista, seu objetivo não é criar uma obra de exatidão fotográfica, mas utilizar-se do realismo como ferramenta para dar vida aos seus personagens, especialmente aos olhos, que são o ponto focal de suas telas.
SERVIÇO
Exposição “Persona”
Abertura: 17 de dezembro, das 18h30 às 21h
Visitação: De 18 de dezembro a 13 de fevereiro de 2025
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Museu de Arte do Paço – MAPA (Praça Montevideo, 10 – Centro Histórico)