Helena Schenell celebra a vida
Amigos e familiares foram recepcionados ontem, no australiano Didier no bairro Bela Vista na capital gaúcha, para celebrar…
Ver mais +
Animalzinho é uma atração especial sendo usada na zooterapia (Terapia Assistida por Animais)
Os animais são muito mais do que uma boa companhia. Eles auxiliam na autoconfiança, promovem bem estar e proporcionam autonomia para os pacientes. Ao ver o resultado desse trabalho, nada mais justo do que oficializar a cachorrinha “Akira”, como integrante oficial de sua equipe de terapia. A Shih Tzu é adorada por todos. Tem trazido alegria e conforto aos pacientes em seu processo de recuperação em diferentes unidades do hospital, especialmente na Ala Safiras unidade exclusiva à saúde mental.
Desde a sua chegada ao hospital, Akira tem conquistado o coração de pacientes, familiares e colaboradores com seu temperamento afetuoso e sua habilidade de se conectar emocionalmente com as pessoas. Ela participa das oficinas de arteterapia interagindo com os pacientes, oferecendo companhia e conforto. Sua presença é uma fonte de alegria, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade associados à hospitalização.
A arteterapeuta, Rejane Lopes, salienta que a terapia assistida por animais, como a proporcionada pela Akira, tem mostrado benefícios significativos na melhoria do estado emocional e na redução de sintomas de estresse e depressão em pacientes hospitalizados. Além disso, a interação com animais de estimação pode estimular a liberação de endorfinas, promovendo uma sensação de bem-estar geral e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. O trabalho faz parte do Projeto chamado “Arteterapia com patinhas na saúde mental”.
“O projeto havia sido lançado antes da pandemia, mas por conta das restrições acabou sendo interrompido e retomado esse ano. O trabalho auxilia na afetividade, e o cão proporciona isso. Ajuda na construção de vínculo do paciente com o terapeuta e é um ótimo facilitador na autoestima do paciente”, descreve.
A cachorrinha recebe todos os cuidados veterinários necessários para garantir seu bem-estar e segurança, de acordo com as políticas e regulamentos do hospital. Além da cachorrinha Akira, o Hospital Sapiranga também conta com a presença da égua Sereia em casos especiais.
Redação e coordenação: Marcelo Matusiak