Helena Schenell celebra a vida
Amigos e familiares foram recepcionados ontem, no australiano Didier no bairro Bela Vista na capital gaúcha, para celebrar…
Ver mais +
Médica dermatologista pediátrica esclarece a clássica dúvida dos pais sobre os procedimentos na troca de fraldas de recém-nascidos.
A posição radical de que não deve, em hipótese alguma, ser usado lenço umedecido em recém-nascidos, é um mito. O PH ácido dos lenços em contraste com o PH alcalino da urina proporciona um efeito de neutralização da pele. Ainda assim, a preferência, segundo a médica dermatologista associada da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Ana Paula Manzoni, sempre será pela água e sabonete. “A preferência é por usar algodão com água ou loções de limpeza que não precisam enxugue. A sugestão é manter o lenço umedecido em situações que exijam praticidade como ao sair de casa com o bebê. Porém, a qualquer sinal de irritação deve ser rediscutida a conduta com o pediatra ou dermatologista”, explica.
O cuidado importante que os pais devem ter é observar para que não sejam usados produtos com perfume ou álcool. Além disso, o cuidado nas trocas de fralda em local público deve ser intensificado. “Essa cautela deve ser ainda maior se houver alguma porta de entrada na pele da criança como fissuras, escoriações ou assadura prévia. Então sempre deve-se colocar algo pessoal que cubra trocador e fique em contato direto com a pele da criança”, completa.
Os pais ou responsáveis pela troca da fralda, também, devem seguir a mesma orientação de higienizar bem as mãos e ter muito cuidado quando há existência de machucados que podem representar uma porta de entrada de doenças na pele.