Helena Schenell celebra a vida
Amigos e familiares foram recepcionados ontem, no australiano Didier no bairro Bela Vista na capital gaúcha, para celebrar…
Ver mais +
Palestra fez parte da programação do palco Negócios Conscientes, no primeiro dia da Gramado Summit
Pelo terceiro ano consecutivo, a Filial Gaúcha do Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB-Filial RS) participa da Gramado Summit, conferência de tecnologia e inovação. Nesta edição, o movimento ganhou ainda mais destaque com a criação do palco Negócios Conscientes, que tem a curadoria da Sicredi Pioneira, Sicredi Serrana, Sicredi Caminho das Águas e Icatu Seguros. A programação do espaço inclui diversos painéis importantes para o setor empresarial, com temáticas relacionadas à elevação da consciência nos negócios.
Já no primeiro dia do evento, o palco recebeu o painel “Primeiros passos para se tornar uma empresa mais consciente”, mediado pela colíder do Capitalismo Consciente no Rio Grande do Sul, Eliane Davila. O CEO da Piperun, Cezar Gehm Filho, a gerente de Relações Internacionais das Bebidas Fruki, Fabíola Eggers e o CEO da ESG NOW, Elias Neto foram os convidados da palestra e compartilharam ações práticas desenvolvidas nas empresas onde atuam para torná-las mais sustentáveis e conscientes.
Eliane Davila falou sobre como o papel da liderança é muito importante para trazer as pautas positivas com propriedade para dentro das empresas, enquanto os outros membros do painel também contribuíram com depoimentos e experiências. O CEO da ESG Now, por exemplo, salientou a importância de sustentar as boas práticas, não apenas falar sobre elas ou divulgá-las, mas sim executá-las.
Outro tema abordado no debate foi a agenda ESG e como as práticas estão presentes no mercado atual. Em muitos casos, a empresa já conta com ações relacionadas à agenda, mas precisa mapear, formalizar ou adequar as iniciativas, como relatou Fabíola Eggers. “Na pandemia o ESG veio muito forte. Concluímos que não fazíamos nada. A diretoria fez o levantamento e vimos que fazíamos muita coisa, mas tinha que adequar ao formato de agora. Foi criado um comitê de ESG bem diverso para executar essas práticas”, comentou.
A ideia principal do painel foi abordar como o Capitalismo Consciente pode ser uma ferramenta executável nas empresas e como dar os passos iniciais para aplicá-lo. “Sempre começa com uma pessoa. Eu cresci em uma empresa familiar e ouvi pessoas falando bem dela, porque ajudava as pessoas da comunidade. Quando fui empreender os valores do Capitalismo Consciente, percebi que muitos já estavam comigo”, afirmou Cezar Gehm Filho, durante a palestra.