Helena Schenell celebra a vida
Amigos e familiares foram recepcionados ontem, no australiano Didier no bairro Bela Vista na capital gaúcha, para celebrar…
Ver mais +
A Ciranda Estadual de Prendas é o concurso que escolhe as novas prendas do Movimento Tradicionalista Gaúcho
Para a jovem Manuela Moiano, desenvoltura e amor incondicional pela cultura gaúcha foram fundamentais na hora de ser eleita a Primeira Prenda Mirim da 12ª região tradicionalista. Região que representa as cidades de Canoas, Nova Santa Rita, Esteio, Sapucaia e São Leopoldo.
Os concursos de prendas, sejam de CTG, da Região Tradicionalista ou do Estado, envolvem prova escrita com questões sobre História e Geografia do Rio Grande do Sul, tradição, tradicionalismo e folclore. Esse é o caminho para chegar à tradicional Ciranda Cultural de Prendas.
As candidatas também precisam concluir um relatório de atividades contendo projetos sociais, preparar uma mostra folclórica, realizar uma prova oral e mostrar seu talento artístico, por meio do canto ou declamação e danças.
E tanta dedicação não se limita apenas à preparação para os concursos ou às atividades da Semana Farroupilha. Uma prenda tem trabalho o ano todo levando adiante a tradição gaúcha.
Já dizia Paixão Cortes, em sua obra ‘A prenda Tradicionalista’:
“Ser prenda verdadeiramente, é uma opção corajosa e digna do melhor reconhecimento.”