Helena Schenell celebra a vida
Amigos e familiares foram recepcionados ontem, no australiano Didier no bairro Bela Vista na capital gaúcha, para celebrar…
Ver mais +
Artista integra grupo que participará da mostra coletiva no Pavilhão Internacional da tradicional feira em Esteio
O projeto Estância da Arte, que traz a cultura campeira como protagonista para a Expointer, realiza a sua 4ª edição. A maior feira do setor agropecuário da América Latina acontece entre os dias 24 de agosto e 1º de setembro, em Esteio. E quem chega para representar a cidade natal, Pelotas e a atual, Canoas, é Voldinei Lucas. Junto com outros seis artistas, ele vai expor suas obras na mostra que contará também com um espaço em homenagem ao curador, Marciano Schmitz.
Com a temática “Sem Fronteiras”, o espaço convida o público a explorar novos olhares sobre a vida no campo. Ao todo, serão 48 obras disponíveis na exposição, entre pinturas, esculturas e desenhos que retratam desde o dia a dia do gaúcho até paisagens, tradições e a riqueza cultural dos pampas. No ano passado, a mostra, que fica localizada no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil, bateu recorde de público. Foram 40 mil visitantes. Nesta edição, o Estância da Arte espera receber 50 mil pessoas
Após ingressar na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em 1970, Voldinei formou-se desenhista. Paralelamente à carreira militar, estudou pintura e gravura no Ateliê Livre da Prefeitura de Porto Alegre e Artes Plásticas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na década de 90. Seu trabalho, realizado principalmente em tinta acrílica sobre tela, explora motivos gauchescos, retratando a beleza plástica, os aspectos histórico-culturais e paisagens urbanas e campeiras do Rio Grande do Sul.
Sobre o Estância da Arte
Mais do que uma mostra artística coletiva, o Estância da Arte tem como objetivo ser um espaço para celebrar a cultura campeira e as expressões artísticas em suas diversas formas. Nesta edição, com a temática “Sem Fronteiras”, convida o público para explorar a vida no campo a partir de olhares de diversos lugares que também estão conectados com o universo da vida nos pampas, sejam gaúchos, argentinos ou uruguaios.
Além de Voldinei, o grupo de artistas que participará da mostra inclui os gaúchos Caé Braga, Lauren De Bacco e Mauricio Fidelis e ainda, três nomes internacionais, o uruguaio Nakle e os argentinos Aldo Chiappe e Nazareno Gonzalez. O curador da mostra, Marciano Schmitz, também vai expor suas obras.
O projeto Estância da Arte, PRONAC 234534, conta com patrocínio master do Banco de Lage Landen, patrocínio de Agrofel, Marcher Brasil e Guaibacar e apoio RBS TV. A realização é da produtora cultural Simples Assim e Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço: