Helena Schenell celebra a vida
Amigos e familiares foram recepcionados ontem, no australiano Didier no bairro Bela Vista na capital gaúcha, para celebrar…
Ver mais +
Um representante da Fundação Tênis, viajou para Roma, na Itália, nos dias 29 e 30 de setembro. A ONG foi convidada pelo Vaticano para participar da Cúpula para Apresentação da Declaração sobre o Esporte com o tema “Esporte para todos: coeso, acessível e sob medida para cada pessoa”.
Participam da cúpula organizações esportivas e intergovernamentais do mundo todo, sendo a Fundação Tênis e a PUC/RS as únicas instituições brasileiras convidadas nesta ocasião. O objetivo do encontro é responder aos apelos do Papa sobre a responsabilidade social do esporte e sobre a importância da prática esportiva como meio de crescimento humano, educativo e espiritual.
O encontro contará com aproximadamente 200 pessoas e é um desdobramento do “O Esporte ao Serviço da Humanidade” realizado em 2016, seguido pelo “Dar o melhor de si”, primeiro documento integral da Santa Sé sobre o esporte, publicado em 2018.
Para o superintendente da Fundação Tênis, Luis Carlos Enck, o Biba, o recebimento do convite é uma grande honra e mostra o quanto a instituição está engajada na transformação de vidas através do esporte. “Esse reconhecimento para a Fundação Tênis vem em um momento muito importante, em que estamos replicando o nosso trabalho para impactar cada vez mais a vida de crianças e adolescentes.”
Durante a cúpula, será apresentada uma Declaração convidando o mundo do esporte a olhar para o futuro apropriando-se de três características fundamentais: coesão, acessibilidade e estar ao alcance de todos. A primeira mostra a necessidade de reduzir a distância entre o esporte de base e o esporte profissional. A segunda visa garantir a todas as pessoas o direito à prática esportiva, independentemente de suas condições sociais. Por fim, a terceira palavra-chave busca que todas as pessoas pratiquem esportes, mesmo que tenham deficiências físicas, mentais ou psicológicas.
Ao final da cúpula, em presença do Papa Francisco, os participantes serão convidados a assinar a Declaração com o compromisso de promover cada vez mais, nas suas respectivas instituições e organizações esportivas, a dimensão social e inclusiva do esporte.
Promovem a cúpula o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o Dicastério para a Cultura e a Educação e a Fundação João Paulo II para o Esporte.
A Fundação Tênis, fundada em maio de 2001, é uma organização não governamental que realiza um programa social e educativo por meio do Esporte. O trabalho, direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, é pautado nos valores educacionais do Olimpismo. Para participar do projeto é necessário que os jovens estejam matriculados e frequentem a rede pública de ensino.
O objetivo da Fundação é promover o desenvolvimento dos jovens participantes a partir dos valores de Amizade, Respeito, Excelência e Ética, realizando sonhos e transformando vidas. São 1.500 alunos atendidos em núcleos nas cidades de Porto Alegre, Sapiranga e Igrejinha, no Rio Grande do Sul, Santana de Parnaíba, Mogi das Cruzes, Jacareí, Jundiaí, nos bairros Água Branca e Pirituba, em São Paulo, e Florianópolis, em Santa Catarina. Em breve a Fundação se prepara para sua chegada a Minas Gerais.
Site: https://fundacaotenis.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/fundacaotenis/